PLANO DE NEGÓCIOS
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) liberou um relatório preocupante sobre o percentual de sobrevivência de empresas no Brasil. De cada 4 empresas abertas, 1 fecha antes de completar 2 anos de existência no mercado. Um erro muito comum no meio empresarial é abrir uma empresa sem ter um plano de negócios e um planejamento financeiro
É muito importante que antes de investir seu dinheiro ou alimentar expectativas, entenda o mercado que vai atuar, planeje seus gastos e tenha uma pesquisa com a área que deseja atuar com seus serviços e produtos.
Há alguns detalhes que são imprescindíveis e que não devem ser deixados de lado ou postergados, pois a ausência deles pode comprometer seriamente os resultados e o posicionamento desejado.
Desde a criação da marca, orçamento para compra de produtos, pesquisa dos locais com menor preço e prazo, consumidores ou clientes que de fato consumirão seus produtos e serviços. Se estes consumidores serão contínuos ou sazonais e qual a estratégia para manter seus consumidores e clientes.
Qual o valor que deverá vender por mês para manter suas necessidades e despesas, a estratégia de divulgação, porque a maioria das pessoas acreditam que somente a mídia social é o suficiente para fazer sua divulgação. Este é um dos maiores erros, entre outras questões que deverão ser consideradas para depois abrir seu negócio.
Mas antes de colocar em prática tudo que foi descrito primeiro entenda você! Quem é você diante de seu negócio? Você tem o perfil para sua empresa? Você atenderá as expectativas dela? Não se esqueça que sua empresa é uma outra “pessoa” que vai exigir de você dedicação e garra para lutar pela sobrevivência dela e principalmente muito amor, para que ela cresça forte, feliz e lhe traga muitos momentos felizes.
Consulte um especialista para compor seu plano de negócios e você entenda quais serão seus riscos e etapas para depois investir seu dinheiro e tempo de forma a não perder seu patrimônio ou sua estabilidade emocional com suas expectativas frustradas.
Com o Plano de negócios em mãos, você poderá olhar ao redor e definir os melhores locais e estratégias para vender e oferecer seus produtos e serviços com a certeza do sucesso de algo que você sonhou e desejou.
Boa sorte a todos!
Autoria: conceiyção Montserrat – CEO da Montserrat Consultoria
Data: 26/02/2020